Otoplastia - Josinaldo Martins

Otoplastia

As alterações da orelha, popularmente chamada de orelha em abano, estão presentes desde o nascimento. A cirurgia da orelha - tecnicamente chamada de otoplastia - visa a melhora do formato e da posição das orelhas beneficiando a aparência e a autoestima.

 

Procedimento Cirúrgico

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação local e intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – A incisão

A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.

Etapa 3 – Fechando as incisões

Pontos externos fecham as incisões. As técnicas são individualizadas, tomando cuidado para não deformar as demais estruturas.

Etapa 4 – Resultados

A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, tão logo os curativos que sustentam o novo formato da orelha sejam removidos. Com a orelha permanentemente posicionada próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.

Idade Anestesia Duração da Cirurgia Tempo de Internação Cicatriz Tempo de Recuperação Exercicíos
Após os 6 anos Local com sedação ou geral 1h30m a 2h30m 2 horas Muito discreta 15 dias Após 1 mês em média
Cirurgias FaciaisCirurgias Faciais
Cirurgias CorporaisCirurgias Corporais
Cirurgias de MamaCirurgias de Mama
Tratamentos EstéticosTratamentos Estéticos
×
Olá, posso ajudar?