Toxina Botulínica - Josinaldo Martins

Toxina Botulínica

A toxina botulínica, mais conhecida pela marca Botox, revolucionou o tratamento para rejuvenescimento facial para aqueles que procuram suavizar as marcas de expressão sem submeter-se à cirurgia. Além disso, permite que, em algumas pessoas, a cirurgia de lifting do terço superior da face (testa) seja adiada por alguns anos. As rugas podem passar a impressão que você está irritado, triste ou cansado mesmo quando não está. A toxina botulínica é eficaz e segura, quando aplicada por profissionais especializados, para eliminar essas rugas e renovar sua aparência.

 

Como ela funciona?

A ação da toxina botulínica ocorre através do relaxamento e redução da força dos músculos onde ela é aplicada. Na face há 43 músculos, que necessitam ser avaliados e tratados adequadamente para que se consiga o máximo de suavização das rugas, com a maior duração possível, sem comprometer suas expressões faciais.

 

Quais áreas do rosto podem ser tratadas?

As rugas possíveis de serem tratadas são aquelas produzidas pela ação dos músculos da face, as mais comuns são:

  • Linhas e rugas da testa
  • Rugas verticais entre as sobrancelhas
  • “Pés de galinha”, como são chamadas as rugas que surgem ao redor dos olhos ao sorrir

Além das rugas, é possível corrigir:

  • Queda das sobrancelhas. Tornando o olhar mais jovial e reduzindo o excesso de pele das pálpebras superiores.
  • Queda do canto da boca. Em casos selecionados, é possível elevar os cantos da boca, que encontram-se arqueados para baixo levando a uma aparência entristecida, através do relaxamento dos músculos chamados depressores do canto da boca.
  • Sorriso gengival. É possível harmonizar a aparência das pessoas que, ao sorrir, mostram as gengivas. Isso é possível através da redução da excessiva elevação dos lábios superiores nesses casos.
  • Queda da ponta do nariz. Algumas pessoas evitam sorrir pois ao fazê-lo ocorre queda da ponta nasal. O tratamento desses casos é realizado ao se enfraquecer o músculo chamado depressor do septo e da ponta nasal.
 

Como é feita a aplicação?

Antes de qualquer tratamento, realizo uma consulta médica para investigarmos qualquer problema de saúde ou medicação que contra-indique a aplicação. Após isso, realizo o exame físico detalhado da face para definir um plano de tratamento individualizado de acordo com suas características.

São realizadas fotos do botox, para que após alguns dias possamos juntos observar o resultado.

A aplicação é realizada em consultório através de uma agulha ultra fina, e geralmente os pacientes não se queixam de dor pois qualquer desconforto é suavizado através do uso de equipamento específico para resfriamento da pele. O procedimento geralmente leva menos do que 15 minutos, sendo que você poderá retornar às suas atividades imediatamente. As únicas recomendações são não realizar exercícios físicos, deitar-se ou massagear as regiões tratadas por 3 horas.

 

O que esperar do resultado?

Os resultados não são imediatos. Será agendado um retorno em 2 semanas pois é o período necessário para que se observe ação total da toxina. Nesse retorno, observaremos se há necessidade de qualquer retoque ou aplicação adicional para obtermos um resultado gratificante.

Realizaremos então as fotos para comparação do antes e depois do botox.

 

Quanto custa a aplicação da Toxina Botulínica (Botox)?

O valor do tratamento é variável de acordo com a quantidade de produto necessário para cada paciente. Algumas pessoas não apresentam muitas rugas em algumas regiões, sendo assim, a quantidade de produto é reduzida e o custo do tratamento ajustado na mesma proporção.

 

Quanto tempo dura o resultado?

A ação do produto não é permanente. A duração dos resultados varia entre cada pessoa. Por exemplo, homens tendem a possuir a musculatura mais forte o que faz com que o resultado dure menos. Já outras pessoas a musculatura é mais fraca e a duração tende a ser maior. Pacientes submetidos a aplicações regulares tendem a apresentar resultados mais duradouros devido ao enfraquecimento da musculatura. De uma forma geral os pacientes realizam de 2 a 3 aplicações durante o ano para manutenção dos resultados.

 

Qual a melhor idade para começar a usar botox?

Qualquer pessoa que deseje suavizar as rugas faciais e apresentem indicação correta, podem ser submetidas ao tratamento. A idade mais comum de início é entre 30 e 55 anos, entretanto, muitos já iniciam o uso na segunda década de vida ou por possuírem musculatura forte com rugas aparentes ou como forma preventiva.

Cirurgias FaciaisCirurgias Faciais
Cirurgias CorporaisCirurgias Corporais
Cirurgias de MamaCirurgias de Mama
Tratamentos EstéticosTratamentos Estéticos
×
Olá, posso ajudar?