Quais são as anestesias usadas durante a cirurgia plástica? - Josinaldo Martins

Quais são as anestesias usadas durante a cirurgia plástica?

O tipo de anestesia usada durante a cirurgia plástica varia de acordo com a cirurgia a ser realizada, região a ser operada e as condições do paciente. A escolha é feita após uma avaliação criteriosa do cirurgião plástico junto ao médico anestesista. Geralmente, a anestesia é uma combinação de medicamentos que desempenham funções diferentes, como analgésico, bloqueando a dor; amnésico, para impedir que o paciente se lembre da cirurgia e imobilizador, para evitar que o paciente se mova enquanto o cirurgião está operando.

Basicamente, são quatro os métodos de anestesia usados na cirurgia plástica:

  • Anestesia Local: usada em procedimentos simples e pouco invasivos. Evita a dor na área em que a cirurgia é realizada, o paciente permanece acordado e consciente. Pode ser aplicada por uma pomada, spray ou injeção.
  • Sedação: geralmente esse tipo de anestesia evita dor na área em que será realizada a cirurgia e o paciente permanece desacordado durante o procedimento. A sedação inclui uma combinação de medicamentos que ajudam a evitar a dor e a ansiedade.
  • Anestesia Geral: Além de induzir o paciente ao sono, a anestesia geral evita qualquer dor e previne que o paciente se lembre do procedimento.
  • Anestesias Peridural e Raquidiana: aplicadas na coluna vertebral, são capazes de bloquear a sensibilidade a partir de vários níveis do tórax ou do abdômen. O que difere elas da sedação é a profundidade onde os anestésicos são injetados, influenciando na duração e na rapidez de ação dos medicamentos.

Os efeitos da anestesia são revertidos entre uma e seis horas após o término da cirurgia. Em caso de dor, é importante informar o cirurgião ou sua equipe para que seja administrada uma medicação. Depois de qualquer tipo de anestesia é recomendado ficar pelo menos 24h sem dirigir e fazer esforço físico. Por isso, repouse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá, posso ajudar?